19/03/2012

Closed Caption no Caldeirão do Huck

  Desde sábado uma pessoa tem sido destaque nas redes sociais, em especial o facebook, por fazer uma campanha que tem tido grande repercussão, participação e apoio da galera.
Fabiane Cardoso, que é psicóloga e interprete para surdos, lançou a campanha
“CLOSED CAPITION NO CALDEIRÃO DO HUCK”.

Em um bate papo rápido e online, Fabiane nos respondeu algumas questões, envolvendo o trabalho que realiza e sobre a campanha:

 Confiram:
Descolando Ideias - Qual seu envolvimento com surdos?
Fabiane Cardoso - Descobri que amo os surdos e resolvi fazer disso um propósito, ajudar, mudar e transformar a vida de quem não ouve. Hoje aos 34 anos sou psicóloga e interprete de surdos e sou responsável pelo site “sinal de acesso” onde mostro o meu trabalho.
Descolando Ideias - Há quanto tempo trabalha com surdos?

Fabiane Cardoso - Cinco anos de trabalho realizado.
Descolando Ideias - Fale sobre o seu site, o "Sinal de Acesso".
Fabiane Cardoso - O site Sinal de Acesso foi criado para que os surdos possam ter acesso a um atendimento psicológico com um profissional que tenha conhecimento da libras e também tivesse posts com os assuntos que os ajudem a crescer emocionalmente. O site existe há um ano, eu o idealizei e meu irmão me ajudou na construção, sou eu mesma quem posta o conteúdo.
Descolando Ideias - Há muito preconceito com pessoas surdas? Quais as maiores dificuldades que essas pessoas passam?

Fabiane Cardoso - Sim, há preconceito junto com a falta de informação sobre os surdos. As dificuldades são a falta de acessibilidade linguística (libras) nos estudos e a falta de conhecimento da cultura surda e das libras pelos professores e alunos, em empregos há dificuldades na comunicação.
Descolando Ideias - Fale sobre a campanha que lançou.

Fabiane Cardoso - A campanha “#ClosedCaptionNoCaldeirãodoHuck” surgiu de um desejo meu de que o programa tivesse legendas para que meus amigos surdos também se emocionassem. Queria fazer algo criativo, mas não sabia exatamente o que, e foi numa conversa com uma amiga minha que resolvi pedir a ela que fizesse um cartaz com a frase “closed caption no caldeirão do Huck”, e postei, dai em diante não parou mais de chegar fotos com os dizeres da campanha, já estamos com 104 fotos e quero fazer um vídeo e levar ao Caldeirão.
Descolando Ideias - Alguma frase para as pessoas?
 Fabiane Cardoso - Sugiro que busquem conhecer um pouco melhor a cultura surda.

Agradecemos Fabiane Cardoso por nos ter cedido um tempinho para falar sobre sua campanha, o que acabou nos trouxe um pouco mais de conhecimento sobre pessoas surdas. Parabéns pelo belo trabalho.

Acessem, basta clicar nos nomes.
Site: Sinal de Acesso Twitter: Fabiane Cardoso Facebook: Fabiane Cardoso 
Facebook: Sinais de Acesso

2 comentários:

  1. alem dos programas de tv, deveríamos fazer uma campanha para os filmes nacionais. Pq eles só podem assistirem qndo são lançados em DVD.

    ResponderExcluir