09/08/2011

Comunidade X Favela - Qual é o certo??


Muita gente ainda não tem muito claro, qual termo usar. Para alguns é apenas uma nomenclatura diferente. Para outros, muito se quer dizer ao usar um e não o outro. Alguns amigos do Descolando Ideias nos contaram as suas visões sobre o tema. Confiram:

Ricardo Fernandes - Ator
"Em biologia, comunidade é o conjunto de todos os organismos vivos, de todos os tipos, que habitam em um dado ecossistema. Qualquer parte da cidade é uma comunidade. Favela foi a primeira moradia de ex escravos, o nome favela surge de uma planta, da natureza. Somos favela e lutamos pelo fim do estigma negativo que as classes sociais mais privilegiadas estabeleceram como certo. Favela não é ruim, não é negativo. Apenas um lugar que por muito tempo o Estado não assistiu, não atendeu, não se fez presente. Porém, instituições como o Descolando Ideias, a CUFA e o Afroreggae usaram sua força e capacidade de mobilização para buscar ações transformadoras do Estado nesses territórios então esquecidos."

William Reis - Colaborador Afroreggae
"Prefiro falar favela, porque é uma linguagem que é mais do cara que vive na favela, que não tem preconceitos de falar onde mora. Acredito que usar COMUNIDADE é estereotipar o que as pessoas de fora pensam sobre a favela."

Bruno Rocha - Ritmista da Bateria da Imperatriz Leopoldinense
"Favela!! Essa é a nossa realidade, quem vive sabe o que é. Não existe discriminação. Favela sempre!! Cada um pensa de um jeito, mas não vejo problema nenhum em usar favela!!"



Maycom Brum - Comunicação/Raizes em Movimento
"Não é preferência, eu só uso Favela. Pois acredito que temos que desconstruir esse estigma de que favelado é coisa ruim. Sou favelado e me orgulho disso!!"




Romario Regis - Editor chefe da revista EMPTY

Sempre fui a favor do nome Favela, apesar de aos poucos, muita gente estar sendo domesticado a chamar tudo de comunidade ou comunidade carente. O conceito de Favela é um local com pouca estrutura, sem regularização fundiária e moradias precárias. Tá! O conceito já não mais se aplica em muitas "favelas" pelo brasil a fora, mas seu conceito estrutural se resume numa questão muito específica, que é estar a margem da sociedade.
Sou a favor de Favela porque ainda que as condições básicas estejam melhorando, a história ainda faz com que os moradores de lá se sintam a margem da sociedade, se sintam uma parte isolada de um todo social. Favela, para alguns ofensivo, ofente não quem mora lá, mas sim quem deixou com que a situação socioeconômica de lá ficasse assim.
                



Aqui entre os amigos, foi unanime o uso da palavra FAVELA. Nós do Descolando Ideias também preferimos usar favela, mas sabemos que às vezes é inevitável o uso de COMUNIDADE. Mas e você? Qual a sua opinião? Conta para a gente. Vota na enquete aqui ao lado, e deixe um comentário com a sua visão sobre o assunto.
Opiniões diferenciadas, são muito bem vindas!




20 comentários:

  1. Preciso falar alguma coisa? Meu blogger é www.favelasantamartatour.blogspot.com uso favela sempre. Lula veio aqui inaugurar o turismo e queria tirar o nome favela e pra usarmos comunidade. Eu nnao uso comunidade e sempre vou valorizar minha favela querida. No mais boa matéria e vamos espalhar isso pra muitos entenderem. Valeu galera, muito bommmm

    ResponderExcluir
  2. Moro na favela também, e não vejo problema no uso da palavra...
    Temos que mostrar para as pessoas que não temos vergonha de morar na favela e que não somos inferior a ninguém por isso!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei feliz!!! NOSSO NOME É FAVELA COM TODO ORGULHO...Q VCS ME CONCEDEM, É CLARO!rss ADOREI SABER Q A MAIORIA CONCORDA! TENHO ARREPIOS, QUANDO ESCUTO COMUNIDADE...(DE BAIXA RENDA...CARENTE....UI!!!DETESTO) DURANTE MUITO TEMPO ERA O POLITICAMENTE CORRETO ''COMUNIDADE''...MS CADA VEZ QUE CRESCE O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE, DA AUTO-ESTIMA...O NOME FAVELA GRITA E VIBRA! QUE BOM! ESSA É A NOSSA ''ORGULHO DE SER O Q É''!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu acreditava que era policamente correto falar comunidade e não favela por achar que favela era preconceito. Até que um dia conheci uma galera que mudou meu pensamento não por imposição e sim com a simplicidade e a felicidade de me mostrar cada canto e me contar histórias do lugar onde moram eu entendi que eles vivem em comunidade em um lugar que eles chamam de favela pois assim é sua identidade, assim é ...e ponto.Problemas sociais? ahh..em todo lugar tem seja rico ou pobre...
    Galera Descolando Idéias e Voz da Comunidade obrigada pela lição de vida. Sucesso

    ResponderExcluir
  5. Favela não é um termo ruim, quando dizem favela não é comunidade, acho isso mais preconceituoso do que simplesmente dizer favela.
    É como diz a música " Meu nome é favela,
    É do povo do gueto a minha raiz,
    Becos e vielas,
    Eu encanto e canto uma história feliz,
    De humildade verdadeira gente simples de primeira,
    Salve ela meu nome é favela"

    ResponderExcluir
  6. Segundo a ONU o termo favela se refere a áreas de habitação deteriorada e assentamentos informais encontrados nas cidades do mundo subdesenvolvido e em desenvolvimento. Alguns "acadêmicos" dizem que os moradores opõe-se energicamente contra a descrição de suas comunidades como "favelas", alegando que o termo é pejorativo e assim começaram a usar o termo comunidade.

    Desculpa, mais os moradores questionavam o termo favela ou as condições de moradia encontrada nas mesmas?

    Realmente é muito mais fácil mudar o nome do que melhorar a moradia, água, esgoto, pavimentação, etc.

    ResponderExcluir
  7. Uso favela, mas prefiro comunidade.
    Pessoas tem preguiça de falar comunidade? Fala sério ... Favela, logo pensam que é morro e tal. Mesmo sendo, mas comunidade, os outros não pensam coisas erradas, ou seja, falando comunidade, é respeito. E falando favela, lembra favelado. Sem ofenças .. sou moradora e não quero ofender ninguém. Acho que me entenderam, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! Concordo com suas palavras!!! Moro em apartamento,e, lá existe o tráfico, e diante disso sou taxado como morador de Favela, porém o termo favela na minha opinião é Pejorativo e a forma de usar Comunidade é mais formal e conciênte!!!

      Excluir
    2. Tb nao gosto de ser chamada de "favelada" infelizmente essa palavra é associada à quem não tem educação, a quem vive as margens das leis,quase anti sociais ...é pejorativo demais . So quem houve sabe como é.
      Moro numa casa boa com esgoto sanitario, tenho o serviço de coleta de lixo, temos ecola, rua asfaltada...só nao temos segurança. Só por isso querem chamar de favela?

      Excluir
  8. Uma certa vez,quando fiz curso de Cidadania,foi colocado em pauta,se era melhor dizer Favela ou Comunidade,minha resposta foi:
    O nome FAVELA,é o mais adequado,pois,o nome comunidade acaba escondendo os problemas que aqui tem,tais como;
    Saneamento,Água,luz,esgoto,moradia digna,alimentação,toda via que,na constituição ressalta que todos temos direito a 3 alimentações diárias .

    ResponderExcluir
  9. Bem, eru acho o assunto muito complexo. O preconceito vem das pessoas que moram lá, pois fazem questão de falar Comunidade por achar que favela é uma palavra que não é bem visto pelas pessoas. Mas o importante é que cada um assuma as suas diferenças.
    Vamos dar alguns exemplos:
    Veja bem, antigamente as pessoas eram chamadas de crente, depois inventaram a palavra Evangélico e todos agora são evangélicos e não mais crente, até porque a história conta que os crentes eram aqueles que só acreditavam na sua religião, quando viram que não estava caindo bem, veio o nome de Evangélicos.
    Outro exemplo é, Zona Sul, Zona Norte, Baixada e Zona Oeste, as pessoas que moram na Zona Norte tem o nome de Subúrbio mas eles acham feio, e preferem chamar Zona Norte.kkkk
    Outro ecxemplo, são as cores raciais, só existem duas cores: branca e preta, aí inventam os apelidos: morena, mulata, jambo, quem passou de branco preto é. kkkkk Vou ficando por aqui. Espero que tenha me feito entender.

    ResponderExcluir
  10. Que eu saiba Favela são moradias feitas de restos de material como madeira, plastico etc... Comunidade são Residencias feitas de alvenaria neste caso podem receber asfalto, esgoto e agua encanada , etc...

    ResponderExcluir
  11. comunidade carente - popularmente falada como favela

    ResponderExcluir
  12. Comunidade é uma nomenclatura politicamente correta, que tira do estado a responsabilidade de modificar a realidade arquitetônica, econômica e social da favela.

    ResponderExcluir
  13. Como disseram, "favela" é muito mais próximo da realidade das favelas,"comunidade" funciona como uma forma de suavizar a situação dessas áreas e das pessoas que vivem nelas. Falar "comunidade" no jornal é mais aceitável, "favela" retrata o que a sociedade quer esconder.

    ResponderExcluir
  14. Todo brasileiro sabe o que quer dizer favela, certo? Mais ou menos!
    Descubra neste episódio do Não Vai Cair no ENEM como e porque a árvore típica do Sertão baiano acabou batizando as comunidades populares que surgiram nos morros do Rio de Janeiro https://www.youtube.com/watch?v=9fx9p-tvD0s

    ResponderExcluir
  15. A meu ver o problema não está na utilização do termo FAVELA ou COMUNIDADE mas sim a conotação pejorativa que se dá a eles. O preconceito esta na forma de utilização e não na utilização em si.

    ResponderExcluir
  16. Então quer dizer,que tudo que é chamado de comunidade é favela?mesmo sendo tudo organizado tipo água,luz, pavimentação, saneamento básico?

    ResponderExcluir