Como Surgimos?



Histórico: 

Formado por amigos oriundos do Complexo do Alemão que resolveram se unir com o intuito de conhecer mais o lugar onde moram e com um grande querer de participar da mudança de forma positiva e colaborativa.


Nathalia Menezes, na época das obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento pode conhecer e observar o cotidiano da favela de dentro e do entorno, antes desconhecida para muitos. A partir daí se consolidou  o desejo de transformar ainda mais realidade em que vive, compartilhando as vivências e experiências adquiridas em campo e através da conscientização social, política e cultural, se despertou por circular mais pelas ruas, becos e vielas, visitando as outras comunidades que compõem o conjunto de favelas do Alemão, conversando com os outros moradores, atentos aos relatos de suas histórias de vida, perspectivas quanto às mudanças, demandas e necessidades.

Durante muito tempo, o Complexo do Alemão ficou conhecido como o lugar ou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro pelas inúmeras notícias de confrontos, mortes, violência e tráfico e em novembro de 2010 nos deparamos com a ocupação das forças armadas e o MUNDO todo pode acompanhar pelas mídias mais um processo de mudança que se iniciaria naquele momento deixando de se mostrar que ali também há pessoas de bem, que fazem a diferença, profissionais qualificados que sofriam com o preconceito de morar neste lugar e de tantos outros que lutam por um lugar melhor, com isto cresceu ainda mais o desejo de dar visibilidade a este outro lado desconhecido por muitos.

Podemos perceber também que o próprio Alemão não se conhecia no sentindo de saber de seus direitos e deveres, de se integrar aos seus vizinhos, participar das ações, atividades, eventos realizados. O Alemão de hoje não é o mesmo de uns 5 anos atrás.

Passando por todo esse processo de mudança por que não descolar ideias e mostrar a nossa favela de dentro para dentro e de dentro para fora!? Assim surge o Descolando Idéias,  se reunindo em vários pontos da favela onde costumamos dizer que são nossos “escritórios” para discutir ideias de projetos, eventos e atividades, usando como principal ferramenta as redes sociais, além da disposição de sair as ruas, becos e vielas para ver, observar e acompanhar a realidade do lugar onde moramos e do cotidiano, seja ela negativa ou positiva, triste ou alegre, dura ou fácil. Tendo como ponto de vista a valorização do ser humano, aos seus talentos e dons que na maioria das vezes não são descobertos e acreditando que podemos contribuir para despertá-lo, somamos forças e buscamos parcerias com quem também acredita que pode contribuir com esta transformação rumo ao mundo melhor.


Sabemos que não poderemos salvar o mundo sozinhos, mas se fizermos a nossa parte, já estaremos contribuindo rumo ao caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário