28/01/2012

Afroreggae propõe novo Desafio da Paz




O maratonista Marílson dos Santos, classificado para os Jogos Olímpicos Londres 2012, será o “padrinho” da prova. Franck Caldeira, vencedor do primeiro Desafio da Paz, realizado em 2011 no Complexo do Alemão, também está confirmado para a segunda edição da competição, a ser disputada no próximo dia 29, desta vez na Rocinha. Desafio da Paz é organizado pelo Grupo Cultural AfroReggae.
Com largada às 8h, a prova terá cinco quilômetros, com largada na Praça Santos Dumont, na Gávea, percurso pela Rua Marquês de São Vicente e pela Estrada da Gávea, e chegada na Via Ápia, já em São Conrado. O Desafio da Paz tem como propósito integrar a comunidade com as atividades esportivas e grandes eventos da cidade do Rio de Janeiro e repetirá parte do percurso do antigo “Circuito da Gávea”, prova automobilística de prestígio nos anos 30.
Mapa do percurso


DESAFIO DA PAZ, SUA HISTÓRIA SE MISTURA COM A ATUAL REALIDADE DO RIO

Com a volta da paz ao Complexo do Alemão, o Grupo Cultural AfroReggae decidiu lançar a Plataforma de Esporte e produzir, em parceria com a PROLE e o Governo do Estado, um evento capaz de dar significado a este episódio. Assim nasceu o Desafio da Paz, que se tornou um marco para a história da cidade.
 O primeiro Desafio da Paz foi uma corrida pelas ruas do Complexo do Alemão e Vila Cruzeiro para celebrar os seis meses de retomada do território pelo poder público. A corrida recebeu mil atletas profissionais e amadores – 300 deles moradores da comunidade.
 A partir desta corrida, o Desafio da Paz passou a fazer parte do calendário de eventos da cidade e se desdobrará em diversas provas esportivas envolvendo outras modalidades, sempre com o objetivo de levantar a bandeira da paz e promover a prática esportiva inclusiva em locais onde antes predominava o medo e violência.
 Assim como no Complexo do Alemão, a ação de retomada da Rocinha pelas forças de segurança, graças à carga simbólica que representa, tem atraído diversas ações sócio culturais. Em janeiro, será a vez dos eventos esportivos voltarem à comunidade.


Altimetria do percurso

O diferencial do Desafio da Paz é unir asfalto e favela
O Desafio da Paz já faz parte do calendário esportivo da cidade. Um evento que celebra, mais do que o esporte, o engajamento numa causa transformadora:
 - O Rio de Janeiro está mudando, aquela “cidade partida” de antes está acabando e o Desafio da Paz foi criado para ajudar nesse processo, unindo as pessoas, os lugares, juntando atletas famosos e artistas com anônimos, policiais, empresários, movimentos sociais, esse é o diferencial da prova – afirma José Junior, Coordenador Executivo do AfroReggae.
Confiram como será camisa usada pelos corredores no Desafio da Paz:

Não perca, é amanhã! Faça parte você também desse momento tão importante para a Rocinha e para toda a cidade do Rio de Janeiro!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário