28/11/2011

Reflexão sobre o Sarau Alemão


Sábado, 26 de Novembro, aconteceu o Sarau Alemão. Um dos nossos parceiros, Alexandre Souza fez um belíssimo texto com a sua reflexão depois do evento. Confiram:



"Hoje participando do Sarau do Alemão eu pude perceber como a sociedade pode ser hipócrita, deficiente visual e mental ao virar os olhos para a favela. Como morador do “asfalto” eu pude constatar na epiderme a divisão que existe no Rio de Janeiro, logo a cidade maravilhosa que tanto tem fama de receber seus visitantes tão bem, uma cidade tão acolhedora com “os de fora”, mais vira as costas para seus próprios moradores, uma cidade que só olha para a favela quando tem tiros, assassinatos ou invasão; sim invasão, porque pacificação nos estamos longe, apenas mudaram os fuzis, mudaram as armas, porém liberdade ainda estamos longe.

Doeu mais ainda, sentir que com 32 anos de “carioques” eu não conhecia totalmente uma favela até conhecer o Descolando Ideias. Quando eu digo conhecer, é olhar nos olhos dos moradores,  entender suas críticas, revoltas e anseios de dentro das ruas, becos e vielas. Hoje eu vejo que na favela não precisa apenas de água, esgoto, calçamento ou luz elétrica, a favela precisa de cultura, e não me venham me dizer que cultura na favela é apenas baile funk, favelado gosta de música boa, gosta de arte.

Vamos parar de dividir a cidade em duas, o Rio de Janeiro é um só, e para ser cada vez mais maravilhoso precisa de unidade. TODOS SOMOS UM SÓ."

Alexandre Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário