18/10/2012

Descolando Novas Ideias


Olá amigos, como estão?
Como devem ter percebido, por alguns meses nós do Descolando Ideias estivemos menos presentes nas redes, e o porque disso? Bom...

  Estivemos nos reunindo e fazendo a avaliação de impacto de tudo que já fizemos, conquistamos, conhecemos e etc... desde quando iniciamos essa caminhada, dai então pudemos observar e entender melhor sobre nós mesmos e a relevância de nossas ações. Embasado nessas percepções, estamos montando as linhas de atuação que o Descolando Ideias seguirá, está ficando bem interessante, ainda esse ano daremos um pontapé inicial em algumas atividades e a partir do ano que vem intensificaremos nossa atuação nos territórios! Agradecemos a todos aqueles que torcem e acreditam em nós!

Segue abaixo um pouco do que já temos encaminhado para aplicar.

Embasado em nossas observações, chegamos em alguns direcionamentos que estaremos pondo em prática através das ações do Descolando Ideias, novas vertentes, são elas:

♦ Núcleo de pesquisas Descolando Ideias -  Dentro do núcleo de pesquisa do Descolando Ideias estaremos fazendo as mais variadas pesquisas de território no Complexos do Alemão e Penha, visando aprofundar, conhecer e entender ainda mais o lugar onde vivemos. Contaremos com a parceria de instituições do território que atuam nessa linha de levantamento de dados e pessoas que tenham participado de algum trabalho de pesquisa de campo. Visamos através desse núcleo de pesquisa aprofundado atualizar os dados já produzidos sobre os complexos. Nosso primeiro levantamento em pesquisas será buscar todas as instituições e pessoas que desenvolvem algum trabalho social, cultural e outras, no complexos, criando no fim dessa pesquisa uma rede geral de conhecimento sobre tudo o que está sendo feito, podendo-se assim facilitar no planejamento de quais ações precisam ser feitas, já que teremos conhecimento de tudo o que está sendo feito, esses resultados serão aberto a todos!

♦ ADICOM - Agência Descolando Ideias de Comunicação - Dentro da ADICOM atuaremos com comunicação em rede, em campo, audiovisual com criação de docs locais e algumas outras vertentes que estamos estudando. Falaremos e compartilharemos os dados que formos levantando durante as pesquisas, assim como os resultados. Faremos a cobertura das ações e fatos interessantes que estejam acontecendo nos Complexos, daremos visibilidades a problemas que precisam ser resolvidos através das políticas públicas. Não modificamos muita coisa no nosso núcleo de comunicação.

♦ Núcleo de Consultoria Descolando Ideias - Através do núcleo de consultoria, queremos estar participando de forma direta nos planejamentos de como as  políticas públicas serão planejadas e aplicadas nos Complexos do Alemão e Penha, de forma que seja realizado em nossos territórios ações que realmente sejam transformadoras de forma positiva para nós, sociedade civil como um todo.

♦ Núcleo de Planejamento de Direitos e Segurança na favela - Buscar aproximação com órgãos públicos e instituições atuantes na área dos Direitos Humanos e Segurança Pública para formar um núcleo territorial que irá discutir direitos e deveres, abuso de autoridade e outras situações nesse momento pacificação. Este planejamento está em desenvolvimento e em breve será apresentado as instituições do Complexo do Alemão para que possamos juntos avançar descolar essa ideia.

♦ Núcleo Redes que FAZEM - O Redes que Fazem é uma ideia que estamos descolando, onde temos o objetivo de criar online redes territorial, regional e nacional de pessoas, associações, instituições e outros que estão desenvolvendo trabalhos que causam impactos positivos nas suas áreas.
Inicialmente estaremos fazendo um mapeamento de quem trabalhe com comunicação online pela facilidade da conversação, o RedesqueFAZEM será aberto, todos participarão ativamente com emponderamento e coletividade.

♦ Grupo de cultura e arte Inventando Moda - Estamos estudando a possibilidade de retornarmos com as oficinas de Teatro, Dança, Cenografia e figurino.

Estamos de volta as redes, acompanhem nosso blog e face e twitter e fiquem por dentro das novidades!
Uma ótima tarde!

Um comentário:

  1. Meu parabéns !!
    Poucas pessoas se interessam tanto pela nossa comunidade como vocês do descolando ideias.
    Os complexos do Alemão e da Penha precisam mesmo de um grupo atuante no nosso dia a dia, pra mostrar nossos problemas e nossas ''riquezas''.

    Parabéns !! Admiro e sou fã do trabalho de vocês.
    Se um dia precisar de voluntário pra algum serviço social ou para qualquer outro tipo de coisa pode contar comigo.

    ResponderExcluir