02/04/2011

Um giro pelo Complexo do Alemão


Nós do Descolando Idéias somos um grupo que vive caminhando de ponta a ponta pela nossa favela. Após a pacificação essas andanças se intensificaram cada vez mais e com muito mais liberdade. Nos lugares que até então eram desconhecidos por nós mesmos como moradores, avançamos e fizemos descobertas fantásticas, resolvemos explorar e compartilhar isso com nossos amigos
Convidamos 5 amigos(Romario e Felipe do Parceiro do RJ de São Gonçalo, Thiago Parceiro do Complexo do Alemão, Dinho do Afroreggae e Helcimar Lopes da Grife Miss Couture ) para nos acompanhar rumo a essa caminhada.
No início do passeio a sensação era de tensão. "Quando começamos a subir, eu confesso que fiquei tenso..." disse Thiago Ventura. Porém no decorrer do mesmo a tensão foi algo que ficou para trás. Com uma boa conversa e descontração total, a mata, pesada por sua história se tornou leve e agradável. "O ponto alto da caminhada foi chegar na mata. O lugar é muito lindo!!" Comentou Felipe Saldanha.
Além do contato com a natureza, o lugar ainda oferece vista panorâmica de quase toda favela, e de diversos pontos turísticos do Rio de Janeiro. Após este contato, não podíamos deixar de visitar uma das maiores novidades do lugar, as Estações do Teleférico, uma realização em parceria dos Governos.
O satisfatório do passeio foi ouvir de Helcimar Lopes que é morador da favela a mais de 30 anos, que não conhecia nem metade dos lugares por onde passamos. "Gente, tô me sentindo um verdadeiro turista" Diz ele.
Ao término do passeio surpreendemos os nossos convidados com o famoso churrasco na laje, onde descolamos diversas idéias e expandimos contatos e conexões. Tivemos a percepção de que foi proveitoso e satisfatório quando os nossos amigos se auto-convidaram a retornar e trazer outras pessoas, agradecendo por nossa simpatia e simplicidade.

Agradecimentos:
As pessoas que nos acompanharam nesta caminhada;
Tia Sonita que nos cedeu sua laje e preparou o nosso almoço - Churrasco

Apoio: Banco Santander - Agência Alemão

2 comentários:

  1. Obrigado pelo convite!!! Estou muito feliz por ter tido a oportunidade que muitos ainda vão ter. De poder conhecer muito mais da sua própria favela. Além dos becos e vielas, conhecer a mata...os lugares que antes só os traficantes podiam andar. Salve povo do Descolando ideias. Parabéns pela iniciativa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Helcimar, vc foi um dos primeiros a nos acompanhar e nada mais justo né! Esperamos arrastar uma multidão organizada e mostrar esse novo cenário, a bela paisagem privilegiada q temos e somente agora que podemos desfrutar. Obrigadooo por tudo!

    ResponderExcluir