26/08/2011

Futebol, torcida e diversão no Complexo do Alemão

 Um torneio de futebol com torcidas organizadas? Mais que isso, a Copa Coca Cola vai transformar as comunidades em território de socialização, celebração e comemoração, durante a realização daquele que pretende ser o maior torneio de futebol para adolescentes do Brasil.
Still do vídeo da Campanha da Coca-Cola


O evento será voltado para jovens de 13 a 15 anos. Totalmente disputado em comunidades de 27 cidades do Brasil, o torneio reunirá mais de 10 mil atletas, distribuídos em 564 equipes, nas categorias Masculina e Feminina.
 Os times já foram sorteados e os primeiros jogos acontecerão a partir deste sábado, no Campo do Sargento, no Complexo do Alemão.
No entorno dos campos, e sempre aos domingos, o público poderá participar de atividades de lazer, curtir apresentações musicais e experimentar as oficinas de percussão, circo, grafite e dança do AfroReggae. Haverá ainda, palestras sobre estilo de vida saudável, como a importância da alimentação equilibrada e da prática de atividades físicas. Por estimular a adoção de hábitos de vida saudável pela população, o torneio conta com o apoio do Ministério da Saúde.

Legado Social:

Pela primeira vez na história dos eventos esportivos do país, um campeonato de futebol contrata como estagiários um time com 10 jovens de 15 a 21 anos moradores do Rio, Grande Rio e São Gonçalo para trabalhar durante os três meses de Copa Coca-Cola.
Estágiários no Núcleo do Afrorregae em Vigário Geral

"A etapa Rio da Copa Coca-Cola foi totalmente recriada para investir nas pessoas. Será um período de celebração da vida ativa, indo além do futebol e ajudando a construir um futuro melhor para 10 jovens escolhidos para trabalhar durante o período do evento" explica Fernando Medeiros, Coordenador de Esportes do AfroReggae.
Uma das tarefas dos estagiários é repassar o conhecimento adquirido durante todo o processo às comunidades, trocando ideias empreendedoras colaborativas, potencializando talentos e transformando o campeonato em uma ferramenta de otimização das positividades e dos talentos existentes nesses locais.
O trabalho é sério, uma oportunidade no presente de identificar as áreas de interesse profissional a partir do convívio com o dia a dia dessas organizações, verdadeiras aliadas na construção de alavancas para um futuro melhor.
Então não perca, este final de semana o Campo do Sargento estará agitado. Sábado e Domingo a partir das 10h diversas atividades esportivas e culturais acontecerão no local.
O Campo do Sargento fica na Rua Canitá, S/Nº - Complexo do Alemão - Rio de Janeiro - RJ

21/08/2011

Exposição infantil - Um olhar puro e sincero


Primeiro Trabalho pedagógico realizado pela URBES - trabalho Social do PAC.
Uma bela exposição, com desenhos e frases desenvolvidas por crianças de 5 a 12 anos do Complexo do Alemão poderá ser vista essa semana na estação do Teleférico do Morro do Adeus.
Poderemos ver através do olhar dessas crianças, as transformações ocorridas em suas vidas por conta das intervenções urbanas da obra do PAC, obra esta que de fato mudou a vida de muita gente.
A metodologia Oficina do Imaginário foi utilizada para estimular as crianças a expor seus anseios, sonhos e perspectiva do futuro com pinturas e palavras, criando um acervo importante que entrará para a história desta Comunidade.

Não percam, será apenas essa semana, sempre de 14 às 20 horas.

"Cada desenho uma história,cada história carrega um sorriso com final feliz."
Mônica Rodrigues - Pedagoga PAC Alemão

11/08/2011

O Alemão entrou no MAPA.


A equipe está formada e agora a galera vai cair dentro do mapeamento!
Ontem rolou a cerimônia que oficializou a chegada do WikiMapa no Complexo do Alemão.
O WikiMapa é um sistema de mapeamento feito por aparelho celular, onde o wiki repórter "membro da equipe WikiMapa" mapeia locais que normalmente são ignorados, tendo como foto principal as favelas.
Acompanhem o site do WikiMapa clicando aqui e descubra se sua rua, beco, viela, casa ou comércio já entrou no mapa.



Colorindo a Favela

A entrada da Joaquim de Queiroz, no Complexo do Alemão está mudando!
Já é possível ver as mudanças significativas em todo ambiente desde o começo do PAC com a remoção das  lojas, até hoje com o asfaltamento novo e outras diversas mudanças!
Porém o que vem chamando à atenção de todos que passam no local, é o colorido que tomou conta de tudo na entrada da favela!
Uma ação que é iniciativa da Tintas Coral, vem trazendo mais cor ao Alemão. 
Hoje um membro de nossa equipe esteve conversando com um dos pintores, que informou...  inicialmente vamos colorir da entrada da Grota até as proximidades do Banco Santander e  brevemente estender.
A favela está ficando muito linda nos principais acessos, mas as empresas não devem se prender só a esses pontos, e sim, levar cor e todos os serviços de melhoria por todos os locais do Alemão.



09/08/2011

Comunidade X Favela - Qual é o certo??


Muita gente ainda não tem muito claro, qual termo usar. Para alguns é apenas uma nomenclatura diferente. Para outros, muito se quer dizer ao usar um e não o outro. Alguns amigos do Descolando Ideias nos contaram as suas visões sobre o tema. Confiram:

Ricardo Fernandes - Ator
"Em biologia, comunidade é o conjunto de todos os organismos vivos, de todos os tipos, que habitam em um dado ecossistema. Qualquer parte da cidade é uma comunidade. Favela foi a primeira moradia de ex escravos, o nome favela surge de uma planta, da natureza. Somos favela e lutamos pelo fim do estigma negativo que as classes sociais mais privilegiadas estabeleceram como certo. Favela não é ruim, não é negativo. Apenas um lugar que por muito tempo o Estado não assistiu, não atendeu, não se fez presente. Porém, instituições como o Descolando Ideias, a CUFA e o Afroreggae usaram sua força e capacidade de mobilização para buscar ações transformadoras do Estado nesses territórios então esquecidos."

William Reis - Colaborador Afroreggae
"Prefiro falar favela, porque é uma linguagem que é mais do cara que vive na favela, que não tem preconceitos de falar onde mora. Acredito que usar COMUNIDADE é estereotipar o que as pessoas de fora pensam sobre a favela."

Bruno Rocha - Ritmista da Bateria da Imperatriz Leopoldinense
"Favela!! Essa é a nossa realidade, quem vive sabe o que é. Não existe discriminação. Favela sempre!! Cada um pensa de um jeito, mas não vejo problema nenhum em usar favela!!"



Maycom Brum - Comunicação/Raizes em Movimento
"Não é preferência, eu só uso Favela. Pois acredito que temos que desconstruir esse estigma de que favelado é coisa ruim. Sou favelado e me orgulho disso!!"




Romario Regis - Editor chefe da revista EMPTY

Sempre fui a favor do nome Favela, apesar de aos poucos, muita gente estar sendo domesticado a chamar tudo de comunidade ou comunidade carente. O conceito de Favela é um local com pouca estrutura, sem regularização fundiária e moradias precárias. Tá! O conceito já não mais se aplica em muitas "favelas" pelo brasil a fora, mas seu conceito estrutural se resume numa questão muito específica, que é estar a margem da sociedade.
Sou a favor de Favela porque ainda que as condições básicas estejam melhorando, a história ainda faz com que os moradores de lá se sintam a margem da sociedade, se sintam uma parte isolada de um todo social. Favela, para alguns ofensivo, ofente não quem mora lá, mas sim quem deixou com que a situação socioeconômica de lá ficasse assim.
                



Aqui entre os amigos, foi unanime o uso da palavra FAVELA. Nós do Descolando Ideias também preferimos usar favela, mas sabemos que às vezes é inevitável o uso de COMUNIDADE. Mas e você? Qual a sua opinião? Conta para a gente. Vota na enquete aqui ao lado, e deixe um comentário com a sua visão sobre o assunto.
Opiniões diferenciadas, são muito bem vindas!




08/08/2011

O Alemão vai entrar no MAPA



O Complexo do Alemão vai entrar no mapa! Isso mesmo, literalmente entrar no mapa!
A galera do Projeto WikiMapa está chegando com tudo no Alemão! O WikiMapa é um sistema de mapeamento feito por aparelho celular, onde o wiki repórter "Membro da equipe WikiMapa" mapeia  locais que normalmente são ignorados, tendo como foco principalmente as favelas!
 Houve uma seleção onde 17 jovens foram escolhidos para estarem fazendo para da galera que vai colocar o Alemão no MAPA.
Nesta quarta feira, 10 - será oficializada a chegada do WIKIMAPA aqui no Alemão.



04/08/2011

Cadastro para moradores do Complexo do Alemão


Já está funcionando, na estação teleférico de Bonsucesso, um posto de cadastramento para os moradores do Complexo do Alemão que desejarem utilizar gratuitamente o Teleférico de acordo com a Lei Estadual 5841/10.
Para Agendamento ligue 3265-9997, de Segunda à Sexta, das 7h30min às 20h e Sábados, Domingos e feriados, das 8h às 14h, e tenha em mãos os documentos necessários:

  • CPF
  • Identidade
  • Comprovante de residência (podendo utilizar o comprovante fornecido pela Ass. de moradores)
  • Cartão RioCard.


OBS: Idosos, deficientes e crianças até 6(seis) anos de idade não precisam realizar o cadastramento.